25º JOGOS DE VERÃO 2011
MODALIDADE BASQUETEBOL
ITARARÉ - SP
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, através de sua Coordenadoria de Esportes (COORESP).
Promove a 25ª Edição dos Jogos de Verão, de Itararé; (25º JOGOS DE VERÃO 2011) ! ! ! ! !
Evento este que a cada edição se fortalece, atraindo participantes não somente do nosso município mas também da região.
GINÁSIO LAURO LOUREIRO DE MELLO (ELEFANTE BRANCO),QUARTAS (4ª) E SEXTAS (6ª)
INÍCIO DIA 06/04/2011 - HORÁRIO 19:00
Desde já nossos agradecimentos. "Fuja das drogas, Pratique Basquetebol"
Tabela dos Jogos e Regulamento
Regulamento
25º JOGOS DE VERÃO 2011
REGULAMENTO BASQUETEBOL - FOLHA 01
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, através de sua Coordenadoria de Esportes (COORESP).
Promove a 25ª Edição dos Jogos de Verão, de Itararé; (25º JOGOS DE VERÃO 2011) ! ! ! ! !
Evento este que a cada edição se fortalece, atraindo participantes não somente do nosso município mas também da região.
Desde já nossos agradecimentos.
"Fuja das drogas, Pratique Basquetebol"
AS CLÁUSULAS PRESENTES SÃO:
Cláusula 1ª: Para as inscrições das modalidades coletivas será exigida a doação de 1(uma) Caixa ou fardo fechado de Leite Longa Vida (12 unidades).
Cláusula 2ª: A idade mínima para participação será de 15 anos completos ou a completar durante a competição, sendo que os menores de 18 anos somente poderão participar com apresentação de uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
Cláusula 3ª: A Coordenadoria de Esportes, exime-se de qualquer responsabilidade por acidentes e incidentes que venham a ocorrer com atletas ou qualquer outro membro de equipes inscritas antes, durante ou após as competições.
Cláusula 4ª: As fichas de inscrição deverão ser entregues já preenchidas com no máximo 15 jogadores sabendo que a cada jogo somente 12 participarão, podendo então as equipes realizar se necessário um rodízio entre os jogadores.
Cláusula 5ª: Caso haja necessidade a ficha só poderá ser completada ou feita à substituição de atleta até o início da 2ª partida ou jogo da equipe em questão (máximo 15 jogadores).
Cláusula 6ª: Para cada jogo realizado o atleta deverá apresentar para o oficial da mesa o (apontador), um destes documentos original e com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Certidão de Reservista).
Cláusula 7ª: Para efeito de troca de camisas, será considerada mandante a equipe colocada à esquerda da tabela.
Cláusula 8ª: Os atletas inscritos na súmula têm o direito a jogar, mesmo se eles chegarem após o início do jogo.
Cláusula 9ª: Antes do primeiro e do terceiro períodos as equipes têm o direito de aquecer na metade da quadra de jogo onde o cesto dos oponentes está situado.
As equipes trocarão de cestas para a segunda metade (terceiro e quarto período).Iniciando com bola ao alto.
25º JOGOS DE VERÃO 2011
REGULAMENTO BASQUETEBOL - FOLHA 02
O Técnico
Cláusula 10ª: Cada técnico, deverá confirmar os nomes e números correspondentes de sua equipe e o técnico ou assistente técnico assinando a súmula. Neste momento eles deverão indicar os cinco (5) jogadores que começarão o jogo.
O técnico e o assistente técnico podem ir até a mesa de controle durante a partida para obter informações apenas quando a bola estiver morta e o cronômetro de jogo parado.Apenas o técnico está permitido a permanecer de pé durante o jogo. Ele pode se dirigir aos jogadores verbalmente durante o jogo desde que ele permaneça dentro da área de banco da sua equipe.
Assistente Técnico
Cláusula 11ª: Se houver um assistente técnico, seu nome tem que ter sido inscrito na súmula.
Ele assumirá todos os deveres e poderes do técnico se, por qualquer razão, o técnico não puder continuar.
Capitão
Cláusula 12ª: O capitão poderá atuar como técnico se não houver técnico ou se o técnico não puder continuar e se não houver assistente técnico inscrito na súmula de jogo (ou se posteriormente ele não puder continuar). Se o capitão tiver que deixar a quadra de jogo ele poderá continuar a atuar como técnico. Se ele tiver que sair devido a uma falta desqualificante ou se ele não puder continuar a atuar como técnico devido a uma lesão, seu substituto como capitão pode substituí-lo como técnico.
Do regulamento e regra do jogo
Cláusula 13ª: Os jogos de basquete serão regidos por este regulamento e pelas regras em vigência na FIBA, exceto ou excluindo: As principais alterações na regra do jogo de basquete de 2010, não serão vigentes , incluindo também a dos 24 segundos, já as demarcações das novas alterações pelo fato de que não foram aplicadas nos ginásios, especificamente nas quadras.
WO - Walkover (Vitória fácil)
Cláusula 14ª: Uma equipe perderá o jogo por WO - Walkover (Vitória fácil) se:
OBS:
a) Não se apresentar ou passar do horário de quinze (15) minutos de tolerância permitido, Não será aceito nenhuma justificativa pelo atraso (obs: Cláusula 25ª).
Penalidade: A partida é concedida aos oponentes e o placar será de vinte a zero (20 a 0). Além disso, o time com WO ausente receberá zero (0) pontos na classificação.
b) A equipe somar dois WO estará eliminada do campeonato
Penalidade / conseqüências : Além da eliminação do campeonato ,todos os jogos que envolvia esta equipe serão negativados ou nulos voltando ou desconsiderando os pontos ganhos ou perdidos pelas equipes que realizaram confronto com a mesma , não havendo cláusula para revogar.
Jogo perdido por desistência
Cláusula 15ª: Uma equipe perderá o jogo por desistência se:
OBS:
a) Quinze (15) minutos após o horário marcado para o início do jogo a equipe não está presente ou não é capaz de apresentar cinco (5) jogadores prontos para jogar, (obs: Cláusula 25ª).
b) Recusar-se a jogar após ter sido instruída, pelo Árbitro, a fazê-lo.
Penalidade: A partida é concedida aos oponentes e o placar será de vinte a zero (20 a 0). Além disso, o time desistente receberá zero (0) ponto na classificação.
25º JOGOS DE VERÃO 2011
REGULAMENTO BASQUETEBOL - FOLHA 03
Jogo perdido por número insuficiente de jogadores,
Cláusula 16ª: Uma equipe perderá o jogo por número insuficiente de jogadores se, durante o jogo, a equipe tiver menos que dois (2) jogadores na quadra de jogo prontos para jogar.
Penalidade: Se a equipe para qual a vitória será concedida estiver vencendo, o placar permanecerá como no momento em que o jogo foi interrompido. Se a equipe para qual a vitória será concedida não estiver vencendo, o placar será registrado como dois a zero (2 x 0) a seu favor. A equipe que perder o jogo por número insuficiente de jogadores receberá um (1) ponto na classificação.
Tempo de jogo
Cláusula 17ª: O jogo consistirá de quatro (4) períodos ou 4/4 de dez (10) minutos.
Haverá um intervalo de jogo de vinte (20) minutos antes do horário marcado para a partida começar.
Existirão intervalos de jogo de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo período (primeira metade), entre o terceiro e o quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra.
Haverá um intervalo de jogo, no meio tempo, de (8) minutos.
Haverá tolerância de 15 minutos para o início da 1ª partida, início da rodada 19hs30 O 2º jogo terá seu horário normal.
Placar empatado e períodos extras
Cláusula 18ª: Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo do quarto período, o jogo continuará com tantos períodos extras de cinco (5) minutos quanto necessários para desfazer o empate.
Recurso
Cláusula 19ª: Qualquer recurso só terá validade, se apresentado até as 14h00 do 1º dia útil após a realização da partida em questão, com apresentação de provas que justifiquem o mesmo.
Sistemas de disputa:
Cláusula 20ª: As equipes se confrontaram (Todos contra todos), as 4 (quatro) equipes que em ordem decrescente tiverem mais vitórias ou mais pontos classificam-se, exemplo: 1º com mais VS 2º com mais ,disputam o 1º lugar
3º com mais VS 4º com mais, disputam o 3º lugar.
Pontuação:
Cláusula 21ª: A classificação das equipas é determinada pela soma da pontuação obtida no total dos jogos efetuados, de acordo com o seguinte critério:
• Vitória: 3 Pontos
• Derrota: 1 Ponto
• W.O.: 0 Ponto
Empate:
Cláusula 22ª: Em caso de empate por pontos ou vitórias os seguintes critérios para o desempate serão:
OBS:
a) Maior número de cestas feitas entre as equipes envolvidas no empate
b) Menor número de cestas tomadas entre as equipes envolvidas no empate
c) Resultado do confronto direto entre as equipes envolvidas no empate
25º JOGOS DE VERÃO 2011
REGULAMENTO BASQUETEBOL - FOLHA 04
Premiação:
Cláusula 23ª: Serão premiados 1º ,2º, 3º e 4º colocados.
Com troféu e medalhas somente o 1º e 2º colocado, para o 3º e 4º serão premiados somente com medalhas.
Comissão de Justiça Desportiva (CJD)
Cláusula 24ª: Os casos disciplinares serão julgados pela Comissão de Justiça Desportiva de acordo com o Código de Justiça Desportiva da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, e as decisões tomadas terão efeitos imediatos.
OBS:
a) O atleta, técnico, dirigente ou qualquer outro membro inscrito na competição, expulso da partida, estará automaticamente suspenso sem prejuízos a outras punições que venham a ser aplicadas pela CJD.
b) O atleta ou qualquer outro membro inscrito na competição, que venha a ser eliminado, estará automaticamente suspenso da próxima edição dos Jogos de Verão.
c) Os casos omissos no presente regulamento serão da responsabilidade exclusiva da Coordenadoria de Esportes, cabendo a mesma dirimi-los a bem do interesse da competição e de seus participantes.
d) As sanções impostas pela Comissão de Justiça Desportiva servem para qualquer atividade promovida, realizada ou supervisionada pela Coordenadoria de Esportes.
e) A aplicação das penalidades, não impede se necessário, outras ações previstas na forma da Lei.
Declaração de concordância
Cláusula 25ª: Diante de uma situação adversa ou ainda qualquer possível irregularidade que uma ou qualquer equipe venha apresentar prevalecerá à opção da realização do jogo.
Antes de tudo é o principal objetivo no qual as equipes se inscreveram.
Situação talvez prevista ou não no regulamento e que também técnico ou responsáveis por uma equipe, se os convir deverão então formalizar o fato com uma DECLARAÇÃO entre as partes, ainda assim podendo e dependendo da situação o envolvimento ou participação de todos os técnicos ou responsáveis por equipe, os mesmos efetivaram a situação que os diferem.
O mediador será um oficial de mesa ou um representante da organização, eles deverão recolher dos técnicos ou responsáveis a declaração de concordância preenchido e assinado, somente se houver um acordo objetivando o jogo.
Angelo André Muzel Pinto.
Coordenador Geral de Esportes
Principais alterações na regra do jogo de basquete 2010
(Não será aplicada nesta 25ª edição dos Jogos de Verão 2011)
Art. 2.2.3 - Linhas de lance-livre e áreas restritivas:
As áreas restritivas serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo.
A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio).
Art. 2.2.4 - Área de cesta de três pontos:
A distância da linha de três pontos será de 6,75m (e não mais de 6,25m)
Art. 2.2.6 - Linhas para reposição na lateral:
As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos.
Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequ¨ente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da ?linha de reposição? e não mais da linha central estendida.
Art. 2.2.7 - Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas:
Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso).
Uma falta ofensiva (carregar) nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo.
Art. 29 - Vinte e quatro segundos:
Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos.
Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:
As áreas restritivas serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo.
A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio).
Art. 2.2.4 - Área de cesta de três pontos:
A distância da linha de três pontos será de 6,75m (e não mais de 6,25m)
Art. 2.2.6 - Linhas para reposição na lateral:
As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos.
Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequ¨ente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da ?linha de reposição? e não mais da linha central estendida.
Art. 2.2.7 - Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas:
Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso).
Uma falta ofensiva (carregar) nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo.
Art. 29 - Vinte e quatro segundos:
Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos.
Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:
- Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo. - Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é paralisado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos. |
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