Noticias

terça-feira, 1 de junho de 2010

RELATÓRIO DAS ESCOLINHAS COORESP



OS OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS
Somos responsáveis pela os Pólos da AAI (Associação Atlética Itararé), Cerrado e Elefante Branco, neste s pólos procuramos usar o futebol como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida isto já acontece desde 2009, quando iniciamos este trabalho.
Juntamente com o esporte trabalhos, melhor estimulamos princípios de cidadania, através de valores como ética, moral, enfim quesitos necessário para a construção de cidadãos comprometidos com o seu meio social cientes de seu papel perante a sociedade.
A competição é trabalhada como um meio de motivação, estimulo para que o educando continue participando das escolinhas e que estas escolinhas sirvam como um meio, uma válvula de escape das ruas e seus malefício, isto é, drogas, violência, enfim conduzir o educando para o caminho correto, além de trabalhar a atividade física como uma de qualidade de vida.
DA PARTICIPAÇÃO
Para que os educandos possam participar é preciso que eles primeiramente estejam matriculados e freqüentes em algumas das unidades escolares de nosso município.
Para saber se isto realmente acontece procuramos visitar escolas e assim saber do comportamento e participação do educando na unidade escolar, com fazemos do futebol um meio de levar às crianças e adolescentes a escola um exemplo claro desta parceria é o educando que freqüenta o Pólo da AAI que algum tempo já estava fora da escola e hoje esta matriculada na Escola Municipal “Prof.ª Maria Silveira Vasconcellos,” um verdadeiro título para nós educadores.
O comportamento (disciplina) durante as atividades realizadas dentro dos treinos, juntamente com assiduidades são o principal meio de avaliação, pois é através destes critérios é que vamos estimular a participação dos educandos nos treinos. Através destes critérios também definimos aqueles que vão participar de competição sem deixar ninguém de fora.
DA COMPETIÇÃO
Como já dito a competição não é um caráter competitivos, mas sim participativo isto é educando participa como forma de estimulo, motivação a pratica do futebol.
Assim a vitória às vezes não vem dentro de campo e sim fora dele e que é o nosso principal objetivo.
SITUAÇÃO DOS PÓLOS
Hoje em nosso município tem seis pólos são eles: Novo Horizonte, Rede, AAI, AABB, Cerrado e Elefante Branco, nós somos responsáveis por três destes pólos AAI, Cerrado e Elefante Branco.
Somando os três pólos temos o número total de 200 participantes provando que através deste trabalho arrojado e inédito em nosso município esta dando certo.
Somente no pólo do BAIRRO DO CERRADO temos a participação de 70 crianças e adolescentes de várias localidades da área rural de nosso município, neste bairro temos a participação até mesmo de adolescentes do BAIRRO de SANTA CRUZ.
Destacamos ainda a grande procura de meninas para a pratica do futebol com isto quebrando preconceitos gerados em torno do futebol feminino. Durante este pouco tempo de trabalho com estas meninas já encontramos destaque como a Caroline moradora do Bairro do Cerrado e que participa das atividades no período da tarde, contra-turno de sua escola, também de alguns meninos exemplo como de Pedro Vitor e Murilo que já viram até mesmo participar de competições regionais em equipes da COORESP.
Os outros 130 participantes estão distribuídos nos pólos do Elefante Branco e AAI, todos cadastrados e freqüentes nos seus pólos de origem.
Juntamente com as Escolinhas ainda somos responsáveis pela a seleção dos Jogos Regionais e Jogos da Juventude. Jogos da juventude que já ocorreu e que fomos vice campeões com uma equipe 99% de Itararé, apenas um atleta de Jaguariaíva, mas que treinavam em nosso município, Jogos Regionais que ainda vai ocorrer em Julho e que tem em seu grupo (pré-selecionado) dois atletas oriundos da área rural de nosso município (João Paulo e ). Preocupado com as crianças e adolescentes participantes a administração Perúcio prontamente nos atendeu e esta reformando o vestiário e estalando bebedouro junto ao campo do Pólo Cerrado para solucionar o problema de troca de roupa uso sanitário, higiene e mesmo tomar água.
AS SELEÇÕES
Outro trabalho que esta sendo desenvolvido pela COORESP e que vai dar oportunidade para todos os praticantes do futebol das categorias de base de nosso município são a criação de seleções municipais, um trabalho que quebra um tabu que dura muito anos dentro de nosso município e que privilegia os pratas da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário