A mídia divulgou que através do programa "Exercise is Medicine", do American College of Sports Medicine, o médico poderia prescrever atividade física, e, segundo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, parceiro no projeto, o médico recomendaria a atividade física. Após essa veiculação, recebemos mais de 100 questionamentos sobre o assunto.
Diante da repercussão, a Diretoria do CREF4/SP de posse da apostila do programa, solicitou à Comissão Especial de Saúde que analisasse seu conteúdo, pois o mesmo necessita de adaptações para vigorar no Brasil.
Apesar de o CELAFISCS alegar que não se trata de prescrição, mas sim de recomendação, o conteúdo do material “Atividade Física na promoção e construção da saúde” do “Exercise is Medicine” leva a entender que se trata realmente de prescrição.
Breve publicaremos nosso posicionamento sobre o assunto. A ideia, neste primeiro momento, é sugerir complementações que venham a diferenciar a prescrição da orientação. A apostila será encaminhada também à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, outro parceiro do programa no Brasil.
ERRATA
Onde se lê, no texto acima, “Diante da repercussão, a Diretoria do CREF4/SP de posse da apostila do programa, solicitou à Comissão Especial de Saúde que analisasse seu conteúdo, pois o mesmo necessita de adaptações para vigorar no Brasil.”, leia-se: “Diante da repercussão, a Diretoria do CREF4/SP, de posse dos slides utilizados na palestra de abertura do programa, solicitou à Comissão Especial de Saúde que analisasse seu conteúdo, pois o mesmo necessita de adaptações para vigorar no Brasil”.
materia by CREF
Nenhum comentário:
Postar um comentário