Noticias

sábado, 17 de dezembro de 2011

MARCOS GUILHERME É DESTAQUE NO BRASIL" UM ATLETA DE ITARARÉ DE DESTAQUE NO FUTEBOL BRASILEIRO"

Quatro finais em cinco possíveis. O retrospecto dos juvenis do Atlético-PR na temporada é praticamente irretocável. Com uma base predominantemente /94, o Furacão já havia sido vice-campeão da Copa Brasil Sub-17 no primeiro semestre e conquistou o estadual da categoria com muita autoridade. Não obstante, a geração /95 tratou de fechar o ano com chave de ouro. A Copa Paraná Sub-18, que serviu como preparação para a SC Cup Sub-16, foi conquistada de forma invicta (e apesar de ter sido disputada em pontos corridos, entrou na estatística que dá início ao texto). Na SC Cup, um desempenho igualmente avassalador e mais um título na conta.
Dono de campanha sólida, Atlético-PR dominou estaduais do sub-15 ao sub-18
; Ameaçado, Zé Sérgio cai para cima, assume o sub-20 e dá nova mostra de força no São Paulo
Em relação a esta última safra, o desempenho salta aos olhos. Como os /95 devem formar a base do elenco juvenil em 2012, certamente o Atlético entra como favorito em todas as competições que disputar na próxima temporada. Mais do que garotos acostumados a decisões, esta é uma geração que merece ser trabalhada com cuidado. O próprio técnico Pedrinho Maradona considera a possibilidade de muitos jogadores queimarem etapas dentro do clube – de forma natural, claro.
É o caso de Marcos Guilherme, que já havia feito um 2010 impecável no time infantil, sendo um dos artilheiros da Copa Brasil Sub-15 e também do Campeonato Paranaense da categoria, onde foi vice-campeão. A promoção ao elenco juvenil não intimidou o garoto, que rapidamente se firmou entre os /94 e sobrou contra meninos de sua idade na Copa UP e posteriormente na SC Cup, onde foi eleito o craque da competição. Em que pese a postura do clube paranaense de endurecer a liberação de jogadores para as seleções de base, o meia aos poucos se credencia a fazer parte do ciclo dos /95 que disputarão o Sul-Americano Sub-17 2013 com a seleção brasileira.
Especialmente na SC Cup, outros jogadores também mostraram muita qualidade.
O lateral-esquerdo Jonathan, por exemplo, foi uma das válvulas de escape do time, sempre aparecendo na linha de fundo para servir os companheiros e, porque não, marcar seus gols. Foram três no total, fazendo do ala um dos artilheiros do time na campanha, ao lado do supracitado Marcos Guilherme.
Falando no camisa 10, outros /95 que se consolidaram entre os /94 durante a temporada, como o zagueiro Layo e o volante Kauê, também deixaram boa impressão em Santa Catarina, além de outros conhecidos da Copa Brasil Sub-15 2010, como o goleiro Fabrício, o volante Leonardo e o atacante Afonso.
Vale destacar ainda a afirmação de um /96 em especial: o atacante Alisson, uma espécie de 12º jogador do time e autor do gol que selou o título contra o Audax. Habilidoso e com faro de gol apurado, o “Azul”, como é conhecido, desbancou o badalado Nathan, que sequer participou da campanha. Em 2012, ambos devem trilhar o mesmo caminho dos /95 neste ano: ganhar “cancha” no primeiro ano de juvenil para, no ano seguinte, firmarem-se de vez como protagonistas.
Contudo, não será surpresa se esse processo for antecipado já para o próximo ano. A inédita tríplice coroa na base paranaense é prova de que o Furacão está investindo num trabalho de prospecção sério e, dentro de alguns anos, certamente colherá os frutos.
- Crédito das fotos:
Capa: Site oficial do Atlético-PR - Divulgação
Fotos 2 e 3: Gustavo Oliveira/Arquivo Site Oficial do CAP

2 comentários:

  1. Murilo Pontes Meneguela - AABB19 de dezembro de 2011 às 10:06

    O Marcos Guilherme (Guilherminho) merece! por sua simplicidade, dedicação e base familiar. Na AABB ele estava presentes em todos os treinos e estava sempre aberto a críticas e elogios, nos surpreendendo a cada dia.
    E no ano que vem pode esperar muito desse menino, pois ele esta construindo seu futuro passo a passo se pular etapas e sem mudar seu comportamento.
    Parabéns Marcos por tudo o que você conquistou e por aquilo que ainda vai conquistar

    Murilo Pontes Meneguela

    ResponderExcluir
  2. Todos que trabalham com o futebol ou são esportistas, torce pelo Guilherminho não pela qualidade técnica, mas sim pelos valores que possuí parabéns que nosso Senhor o abençoe para que continue sempre da mesma forma. Parabéns.

    ResponderExcluir