Noticias

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MARCOS GUILHERME É ESCOLHIDO O MELHOR JOGADOR DO BRASIL EM SUA CATEGORIA

Fim de ano é tempo de eleger os melhores da temporada e o Olheiros enfim também tem sua premiação. Nos últimos dias, ouvimos um júri qualificado para definir o ranking de 2011 que premiou cinco talentos em especial: Wellington Nem (Figueirense), Muralha (Flamengo), Adryan (Flamengo), Marcos Guilherme (Atlético-PR) e Robert (Fluminense) venceram os prêmios em cada uma das cinco categorias: 1992, 93, 94, 95 e 96.

C A T E G O R I A 1 9 9 5
VENCEDOR: MARCOS GUILHERME (ATLÉTICO-PR) - 64 PONTOS
Grande surpresa da categoria /1995, Marcos Guilherme foi o principal jogador da última SC Cup, vencida pelos juvenis do Atlético-PR. Mesmo entre garotos um ano mais velhos, o meia sobrou feito reconhecido por Marquinhos Santos e Emerson Ávila, ambos da seleção. No último ano, já havia feito bonito pelos infantis, com brilho na Copa Brasil Sub-15.
Melhor do ano para: Marquinhos Santos, Emerson Ávila, André Figueiredo, Claudinei Muza, Jorge Macedo, Klauss Câmara, Mario André Mazzuco e Emílio Martins
2° LUGAR: LUCAS SEVERO (INTERNACIONAL) - 60 PONTOS

Com a lesão de Andrigo e a saída de Fernando Amorim, Lucas Severo assumiu o papel de melhor /95 do Internacional no ano - e só não bateu Marcos Guilherme no Brasil todo. Entre os juvenis, mostrou qualidade e estrela ao decidir competições importantes para o Colorado, como a Copa São José do Rio Preto e a Punta Cup. Fechou o ano com lesão.
Melhor do ano para: Carlos Anunciação, Marco Biasotto, Dassler Marques e Gabriel Seixas.
3° LUGAR: VICTOR ANDRADE (SANTOS) - 49 PONTOS
Mesmo reserva nos juvenis da categoria /94, teve papel fundamental durante a participação do Santos no vice-campeonato paulista sub-17. Hábil, inteligente e atrevido, é da escola de atacantes dribladores de Robinho e Neymar. Na Vila Belmiro, não se espera menos de Victor.
Melhor do ano para: Marcelo Lima, Leandro Stein, Lincoln Chaves e Pedro Venancio.
4° LUGAR: YURI MAMUTE (GRÊMIO) - 28 PONTOS
O forte e habilidoso centroavante da base do Grêmio surpreendeu ao aparecer em 45 minutos contra o Coritiba, no returno do Campeonato Brasileiro. Para quem empilha gols com a camisa gremista desde a pré-adolescência, nenhuma surpresa. É manter o desempenho quando a vantagem física dos juvenis diminuir nos profissionais.
Melhor do ano para: Marcelo Vilhena, Marcelinho Paulista e André Augusto.
5° LUGAR: ANDRÉ (INTERNACIONAL) - 26 PONTOS
Um dos atletas com maior evolução na decantada geração /95 do Inter em 2011, André está no clube há seis anos e, mesmo mais jovem que a concorrência nos juvenis, ganhou fama de zagueiro rápido e firme a serviço do colorado. Parece sobrar em relação aos demais concorrentes do país na atualidade.

Ao todo, 19 pessoas participaram da votação: Emerson Ávila e Marquinhos Santos, respectivamente os treinadores do Brasil nas categorias sub-17 e sub-15, representaram a CBF. Os 10 primeiros colocados no Ranking Olheiros também tiveram direito de voto: Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Grêmio, Fluminense, Corinthians, Vitória, Coritiba e Palmeiras foram ouvidos. Além deles, sete membros do Olheiros: André Augusto, Dassler Marques, Emílio Martins, Gabriel Seixas, Leandro Stein, Lincoln Chaves e Pedro Venancio. Apenas Ney Franco, coordenador da CBF, não foi localizado.
Para a realização do pleito, o Olheiros definiu uma relação de cinco finalistas em cada categoria, na qual cada um dos votantes precisou enumerar os melhores da temporada em desempenho individual. Por unanimidade, ficou definido que Neymar, Lucas e Casemiro, todos /92, não seriam incluídos por ter já terem sido convocados por Mano Menezes em 2011 - a regra se manterá nas próximas edições. O primeiro lugar recebeu nota 5, o segundo nota 4 e o terceiro grau 3, o que resultou na pontuação final de cada atleta. Confira o resultado nas linhas abaixo:
Colaboraram: André Augusto, Emílio Martins, Gabriel Seixas, Leandro Stein, Lincoln Chaves e Pedro Venancio.




OUTRAS CATEGORIAS:

C A T E G O R I A 1 9 9 2
VENCEDOR: WELLINGTON NEM (FIGUEIRENSE) - 90 PONTOS
Eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, Wellington Nem teve a pontuação mais expressiva entre todos os jogadores de todas as categorias que participaram do Prêmio Olheiros 2011. Com 90 pontos, também beneficiado pela exclusão do trio Neymar, Lucas e Casemiro, Nem foi o melhor da temporada para 14 dos 19 nomes ouvidos para a elaboração do prêmio. Após boa Copa São Paulo pelo Fluminense, foi emprestado e, sobretudo no returno da Série A, brilhou de forma intensa como segundo atacante no Figueirense. Volta ao Flu em 2012.
Melhor do ano para: Marquinhos Santos, Emerson Ávila, Carlos Anunciação, Jorge Macedo, Klauss Câmara, Marcelo Vilhena, Marcelinho Paulista, Marcelo Lima, Marco Biasotto, André Augusto, Emílio Martins, Gabriel Seixas e Lincoln Chaves.
2° LUGAR: BERNARD (ATLÉTICO-MG) - 69 PONTOS
Grande nome do Atlético-MG na conquista da Taça BH, foi rapidamente incorporado ao elenco profissional de maneira definitiva. A exemplo de Nem, foi mais um a despontar de verdade só no segundo turno do Brasileiro. Fez gols e deu assistências importantes. Raçudo, caiu no gosto dos atleticanos.
Melhor do ano para: André Figueiredo e Mario André Mazzuco.
3° LUGAR: FERNANDO (GRÊMIO) - 54 PONTOS
Campeão sul-americano sub-15 em 2007 e sub-17 em 2009, Fernando fez a trinca com a sub-20 nesta temporada de afirmação para ele. Carregador de piano que permitia liberdade para Casemiro, foi campeão mundial no meio do ano. Pelo Grêmio, barrou até Gilberto Silva e fez ótimo Brasileiro.
Melhor do ano para: Dassler marques, Leandro Stein e Pedro Venancio.
4° LUGAR: DODÔ (BAHIA) - 10 PONTOS
Emprestado pelo Corinthians, reencontrou o grande futebol da temporada 2009 a partir da lesão de Ávine no Bahia. Vinha em grande fase até ser vítima de entrada criminosa de Bolivar, do Inter. Para por seis meses.
5° LUGAR: GABRIEL (CRUZEIRO) - 6 PONTOS
A exemplo de Fernando, foi campeão do Sul-Americano e do Mundial Sub-20. Gabriel teve intervenções importantes e é o único goleiro entre os finalistas do Prêmio Olheiros 2011.
C A T E G O R I A 1 9 9 3
VENCEDOR: MURALHA (FLAMENGO) - 68 PONTOS
Campeão da Copa São Paulo já em janeiro, Muralha subiu aos profissionais do Flamengo e, após algumas hesitações, se firmou como personagem importante na campanha de quarto lugar no Campeonato Brasileiro. Ao fim do ano, termina a temporada com cotação superior aos caros Maldonado, Aírton e Willians. Na 1993, a marca foi do equilíbrio porque nenhum nome do País conseguiu fazer temporada equilibrada e regular, sempre com alternâncias entre a base e o profissional. Muralha teve mais brilho.
Melhor do ano para: Carlos Anunciação, Jorge Macedo, Marcelo Lima, Mario André Mazzuco, Dassler Marques, Emílio Martins, Gabriel Seixas, Leandro Stein e Pedro Venancio.
2° LUGAR: FELIPE ANDERSON (SANTOS) - 54 PONTOS
Em apertada disputa pelo segundo lugar, Felipe Anderson levou a melhor e ganha impulso para buscar mais espaço com Muricy Ramalho. Mais experimentado no segundo semestre, mostrou bom futebol durante o Campeonato Brasileiro, mas perdeu sequência ao disputar o Pan-Americano com o Brasil.
Melhor do ano para: André Figueiredo, Klauss Câmara, Marcelo Vilhena, Marco Biasotto, André Augusto e Lincoln Chaves
3° LUGAR: THOMÁS (FLAMENGO) - 50 PONTOS
Thomás era reserva em momentos da Copa São Paulo, mas foi campeão e deixou claro suas virtudes: trabalho dedicado, técnica e boa chegada na área. Mais pronto que Rafinha e Adryan para o profissional, ganhou espaço com Luxemburgo na reta final. Foi votado em primeiro por Marquinhos Santos e Emerson Ávila.
Melhor do ano para: Emerson Ávila, Marquinhos Santos e Marcelinho Paulista.
4° LUGAR: LEANDRO (GRÊMIO) - 32 PONTOS
Autor de oito gols pelo Grêmio na temporada, foi a grande sensação do Campeonato Gaúcho e se sagrou campeão. Emendou bom início de Brasileiro, mas perdeu espaço, frequentou o banco e perdeu sequência ao disputar o Pan. Tenta se reerguer em 2012.
5° LUGAR: MIKE (PAULISTA DE JUNDIAÍ) - 24 PONTOS
Teve participações de relevo na Copa São Paulo e principalmente na Copa Paulista, em que foi campeão e vice-artilheiro com 13 gols. Único representante do interior de um estado, promete dar o que falar em 2012.
Melhor do ano para: Claudinei Muza.
C A T E G O R I A 1 9 9 4
VENCEDOR: ADRYAN (FLAMENGO) - 79 PONTOS
Há pelo menos dois anos o Brasil ouvia falar de Adryan, mas foi em 2011 que se mostrou como grande jogador que é. Contra jogadores de 1992, foi campeão e destaque da Copa São Paulo ao lado de Muralha e Thomás. Em seguida, emendou ótima participação no título do Sul-Americano Sub-17 e foi ainda melhor no Mundial Sub-17. O Brasil foi quarto lugar e ele, com cinco gols marcados, brilhou. Todos os finalistas da categoria /1994 atuaram na Seleção.
Melhor do ano para: Carlos Anunciação, Marcelo Vilhena, Marcelo Lima, Mario André Mazzuco, Dassler Marques, Leandro Stein e Lincoln Chaves.
2° LUGAR: ADEMÍLSON (SÃO PAULO) - 61 PONTOS
A exemplo de Adryan, também marcou cinco gols no Mundial Sub-17 e foi a grande novidade da equipe em relação ao Sul-Americano, em que não foi convocado, e até ofuscou seu companheiro Lucas Piazon. De volta ao México, brilhou com a equipe juvenil do São Paulo. Fez 17 gols e foi artilheiro do Paulista Sub-17.
Melhor do ano para: Marquinhos Santos, Claudinei Muza, Marco Biasotto, André Augusto, Gabriel Seixas,
3° LUGAR: MISAEL (GRÊMIO) - 59 PONTOS
Em 2010, o volante Misael já havia brilhado com o título da SC Cup, em que cavou espaço na seleção sub-17. Inicialmente reserva, ganhou a titularidade no Sul-Americano Sub-17 e terminou à frente dos colorados Marlon Bica e Rodrigo. Bem no Mundial, foi surpreendentemente o único /94 convocado ao Pan.
Melhor do ano para: Jorge Macedo, Klauss Câmara, Emílio Martins e Pedro Venancio.
4° LUGAR: EMERSON (SANTOS) - 19 PONTOS
Não basta formar só atacantes e meio-campistas. Emerson, até mesmo nos momentos difíceis da seleção sub-17, foi um indiscutível. Bom no apoio e na marcação, brilhou também no Campeonato Paulista Sub-17 em que o Santos foi vice-campeão. Já entrou em campo com Muricy Ramalho por alguns minutos e deve subir em 2012.
Melhor do ano para: André Figueiredo.
5° LUGAR: MARQUINHOS (CORINTHIANS) - 10 PONTOS
Único jogador a defender o Corinthians em 2011 e constar na lista, Marquinhos foi o capitão da seleção sub-17 e votado por Emerson Ávila, seu treinador, como o melhor da categoria. Em seu clube, já atua entre os juniores e, se for bem na Copa São Paulo, deve ser aproveitado por Tite.
Melhor do ano para: Emerson Ávila e Marcelinho Paulista.

C A T E G O R I A 1 9 9 6
VENCEDOR: ROBERT (FLUMINENSE) - 82 PONTOS
Em uma disputa acirradíssima contra o vascaíno Mosquito, venceu nos detalhes. Robert tem a seu favor o fato de ter mostrado grande futebol em todas as competições disputadas com o Brasil em 2011, inclusive no Sul-Americano Sub-15 quando, de fato, a dupla Índio-Mosquito foi protagonista. Levou o time sub-17 do Fluminense até a final do Carioca, mas desceu para jogar a decisão do infantil e acabou derrotado.
Melhor do ano para: André Figueiredo, Claudinei Muza, Jorge Macedo, Klauss Câmara, Marcelo Vilhena, Marcelo Lima, Dassler Marques, Emílio Martins, Gabriel Seixas, Leandro Stein e Pedro Venancio.
2° LUGAR: MOSQUITO (VASCO) - 78 PONTOS
Grande herói da conquista do Sul-Americano Sub-15, marcou 11 gols, quebrou o recorde de Lucas Piazon e foi eleito o melhor da competição. Alto, forte e grande finalizador, também já havia sido campeão carioca infantil. Votado melhor por Emerson Ávila e Marquinhos Santos, ambos da seleção.
Melhor do ano para: Emerson Ávila, Marquinhos Santos, Carlos Anunciação, Marcelinho Paulista, Marco Biasotto, Mario André Mazzuco e André Augusto.
3° LUGAR: ÍNDIO (VASCO) - 59 PONTOS
Jogador de raro estilo e talento, Índio foi o grande nome da Mini Copa América da Venezuela e manteve o destaque com o título do Sul-Americano Sub-15. Cobiçado por rivais do Vasco, deve administrar seu futuro com inteligência na próxima temporada. Foi ainda campeão carioca infantil.
Melhor do ano para: Lincoln Chaves
4° LUGAR: GABRIEL RAMOS (BAHIA) - 6 PONTOS
Em uma eleição quase toda mobilizada pelo trio Robert-Mosquito-Índio, Gabriel Ramos é justo finalista por ter sido destaque do surpreendente Bahia na conquista expressiva da Copa Nike Sub-15.
5° LUGAR: BRUNO GOMES (DESPORTIVO BRASIL) - 3 PONTOS
Autor de impressionantes 30 gols no Campeonato Paulista Sub-15, o centroavante Bruno Gomes cavou seu espaço graças à finalização acima da média. Votado apenas por Marcelinho Paulista, do Corinthians, recebeu elogio de Marquinhos Santos. "Não foi possível convocá-lo, mas destaco o seu grande trabalho", disse o comandante do Brasil sub-15.

Créditos das fotos: Wellington Nem (Futebolsc), Bernard (Flickbr Atlético-MG), Fernando (Grêmio), Muralha (Vipcomm), Felipe Anderson (Flickbr Santos), Thomás (Vipcomm), Adryan (Flamengo), Ademílson (Vipcomm), Misael (Grêmio), Marcos Guilherme (Atlético-PR), Lucas Severo (Internacional), Victor Andrade (Flickbr Santos), Robert (Flickbr Fluminense), Mosquito (Blog de Base), Índio (Divulgação).

5 comentários:

  1. ESTE CARA É FERA! ORGULHO DA FAMILIA, DA AABB E DE ITARARÉ

    ResponderExcluir
  2. VC ESQUECEU, DO TRIESTE, ATLÉTICO E AGORA DO BRASIL

    ResponderExcluir
  3. parabens menino vc merece abraços daniel

    ResponderExcluir
  4. marquinhos é Féraa ! ... continue sendo essa grande pessoa e HUMILDE , sucessos pia , que Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir